Fluve Distribuição Digital de Música

SUPORTE

Como podemos ajudar?

FAQ

Como faço para acessar a plataforma Fluve?

Você pode acessar diretamente através do botão de “Login” nesta página.

Como faço para criar meu usuário e senha?

Após a assinatura de seu contrato, será enviado um e-mail para o seu e-mail de cadastro com um link para a criação do seu usuário e senha. Caso não tenha recebido o e-mail, favor entrar em contato através do formulário no final desta página.

Esqueci minha senha, como faço para redefini-la?

Na página de Login, apertar a opção “Password Forgotten?”. Na próxima página, você deverá inserir seu e-mail de cadastro ao qual enviaremos um link para você redefinir sua senha.

Fiz o Login na página, agora como faço para criar um novo produto?

Você poderá criar um novo lançamento indo na opção “Catalog” e depois apertando o botão “New Album”, lá deverá carregar os conteúdos e preencher todas as informações necessárias. O passo a passo é descrito em nosso tutorial em formato de vídeo, bem como nossos materiais impressos, todos a disposição na seção “material para usuários” nesta página.

Como faço para distribuir meu conteúdo através da Fluve?

A Fluve não é uma plataforma aberta com cadastro direto no site. Nosso alvo são artistas e/ou selos independentes com capacidade de trabalho de divulgação e promoção de forma sinérgica ao nosso serviço de distribuição. Novos aplicantes devem enviar um e-mail para contato@fluve.com, com uma prévia do material a ser distribuído, bem como um release do artista ou selo, e o planejamento de mídia para os lançamentos.

Preciso pagar algo para subir meu conteúdo? Qual o modelo de negócio da Fluve?

Não há necessidade de pagamento para o carregamento de nenhum conteúdo ou acesso à plataforma. Nosso modelo de negócio está baseado na divisão de resultados, do qual a Fluve retém como padrão 30% dos valores recebidos das plataformas digitais como taxa de administração pelos serviços prestados, e os 70% restantes são repassados ao titular do fonograma.

O contrato da Fluve possui exclusividade? Ficarei com meus fonogramas ou canal preso?

O nosso contrato prevê exclusividade apenas para a utilização de fonogramas específicos, nas plataformas que nos exigem exclusividade. Não existe exclusividade sobre canal ou lançamentos futuros do(a) artista. Quanto ao conteúdo explorado, nos reservamos o prazo de 90 dias para a rescisão imotivada do contrato, onde a Fluve irá encerrar a exploração do conteúdo retornando para o licenciante todo o material explorado.

A Fluve faz gestão de direitos conexos?

A Fluve faz apenas o licenciamento e sublicenciamento de fonogramas para exploração em plataformas digitais, não trabalhando junto a sociedades de arrecadação e distribuição de direitos conexos por execução pública, tampouco com oportunidades de sincronização. Estes direitos permanecem sob total direito e titularidade de seus clientes, que poderão explorá-los livremente.

A Fluve faz gestão de direitos autorais?

A Fluve faz apenas o licenciamento e sublicenciamento de fonogramas para exploração em plataformas digitais, não atuando como editora musical ou realizando gestão de direitos autorais. Como parte do Grupo Globo, ela tem uma forte parceria com o Sistema Globo de Edições Musicais (SISGEM). Entre em contato através do formulário ao final desta página para orientações sobre possibilidades de parceria.

A Fluve pode gerar ISRCs para as minhas músicas?

Não, a Fluve não pode gerar ISRCs pois não tem o papel de produtora fonográfica. O ideal é sempre que o(a) produtor(a) da música gere o ISRC com todas as informações necessárias para evitar a perda de receita de execução pública.

Mais informações sobre ISRC:

●    UBC

●    ABRAMUS

Como é o processo de geração de ISRCs?

Você deve fazer seus registros junto a Abramus do ISRC replicando as informações conforme elas constam na ficha técnica do fonograma, preenchendo cada campo com o seu titular de direito (intérprete, compositor, produtor fonográfico, etc...)

A Abramus faz a tramitação junto ao ECAD que é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos de execução pública. O percentual destinado a cada detentor de direito pode ser encontrado diretamente no site do próprio ECAD.

A Fluve trabalha apenas como distribuidora digital de fonogramas e não tem participação ou detém direitos sobre execução pública dos fonogramas, não devendo ser, portanto, incluída na Ficha Técnica nem no registro do ISRC.

Preciso gerar um UPC (código de barras) para o meu lançamento?

Não. O UPC de cada lançamento é gerado pela nossa equipe de conteúdo no momento em que estiver sendo revisado.

Como faço para distribuir meu vídeo no Youtube? / Preciso carregar meu vídeo também na plataforma da Fluve?

Nossa monetização junto ao Youtube se dá através da ferramenta do ContentID, de forma que todo conteúdo de áudio lançado pela nossa plataforma será rastreado e monetizado dentro do Youtube através da Fluve. Desta forma, você pode subir seu videoclipe diretamente em seu canal, sem precisar fazer esta entrega diretamente na nossa plataforma.

Quero monetizar meu Youtube diretamente. / É possível desligar a monetização do meu video no youtube?

É possível que não entreguemos o conteúdo para o Youtube de forma a permitir que você faça a monetização diretamente. Para isto, no momento do lançamento, na definição de direitos de plataforma e território é só indicar a restrição para o Youtube.

 Importante ressaltar que caso você faça a monetização do seu asset diretamente via AdSense, vídeos de outros usuários que tenham sua música sincronizada não serão automaticamente monetizados via Fluve.  Para qualquer dúvida, favor entrar em contato com o nosso time de suporte através do formulário no final desta página, ou para o e-mail: conteudo@fluve.com.

Como faço para que meu lançamento seja considerado em playlists editoriais dos serviços?

A seleção editorial das playlists proprietárias dos serviços de streaming fica a cargo dos editores das mesmas. Fazemos aqui o processo de apresentação (pitching) das mesmas para estes editores. Para isso, é necessário, além do conteúdo carregado (com antecedência de 15 dias do lançamento do release do artistas, bem como do lançamento), uma foto em alta definição do artista em formato .PNG (fundo transparente) e planejamento de comunicação para a faixa. Estas informações podem ser enviadas através deste formulário.

Como faço para marcar um lançamento pela Fluve?

Todos os lançamentos são agendados diretamente na plataforma Fluve. Lá você poderá marcar a data de lançamento (prazo mínimo de 15 dias de antecedência), subir os arquivos de áudio, informações da ficha técnica, ISRC e capa do produto.

Marquei a opção de “pre-save” na plataforma, mas não recebi o link. / Gostaria de agendar um pré-save, como proceder?

Nosso prazo mínimo recomendado para trabalharmos uma campanha de "pre-save" é de 30 dias contados retroativos a data de lançamento, de forma que precisaremos ter o conteúdo todo carregado e validado na plataforma, com esta antecedência. Nestes casos, favor conferir a disponibilidade de "pre-save", com o time de conteúdo através do formulário no final da página ou do e-mail: conteudo@fluve.com.

Meu lançamento foi rejeitado, e agora?

Provavelmente houve alguma inconsistência nas informações apresentadas ou ele foi enviado com um prazo inferior ao mínimo. Não se preocupe, em breve você receberá um e-mail do nosso time de conteúdo orientando-o como corrigir o problema e seguir com o lançamento.

Como obter acesso ao Spotify for Artists?

Para obter acesso ao seu Spotify for Artists, você precisa primeiramente de:

●     Uma conta ativa do Spotify (grátis ou Premium);

●     Pelo menos uma faixa lançada no Spotify. Isto é necessário para a criação do perfil de artista no serviço e;

●     Ter acesso ao Twitter e/ou Instagram oficial do(a) artista.

Com essas informações a mão, o próximo passo é:

●     Se você for o/a artista em questão, use este link;

●     Caso você trabalhe com o/a artista (empresário, equipe digital, marketing, etc.) use este link.

Você poderá encontrar o perfil na busca por artistas ou colar diretamente a URL do perfil. Dessa forma começará o processo de provar que você realmente é aquele(a) artista (ou que trabalha na equipe).

Após o fim do processo, um email chegará informando se obteve a confirmação e o acesso.

Como obter meu perfil verificado no Instagram?

Você deve abrir o aplicativo do Instagram para celular, entrar nas opções de Configurações (ícone de engrenagem), selecionar Conta e então clicar na opção “Solicitar Verificação”.

Para iniciar o processo de verificação você precisará fornecer:

●     nome completo;

●     nome artístico e;

●     foto de um documento (ex: Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Passaporte);

O prazo de resposta é de 7 dias, independente do pedido ser aceito ou não. Em caso de resposta negativa, um próximo pedido por ser feito pelo menos 30 dias após a última solicitação.

Como faço para ter acesso ao Apple Music for Artists?

Para se ter acesso a essa ferramenta, primeiro o perfil do artista deve ser verificado pela Apple. Para pedir a verificação do perfil na Apple Music, você deve seguir esses passos:

●     Acesse o site do Apple Music For Artists

●     Clique em “Sign up”

●     Faça o login com a sua Apple ID

●     Clique em “Request Artist Access” e procure a página do artista que deseja verificar

●     Verifique se está escolhendo a página correta e clique em um dos produtos lançados do artista

●     Escolha a sua “Role” (cargo) entre “Artist” (artista), “Label Rep” (representante de gravadora), “Manager” (empresário).

●     Complete os campos de informação que a página fornece. Quanto maior o número de campos e informações fornecidos à Apple, maior a chance de liberar o acesso e a verificação do perfil do artista. Dessa forma você prova que realmente tem vínculo com o perfil que está pedindo a verificação.

Como obter meu perfil verificado no Facebook?

A opção de verificação de selo cinza  do Facebook foi desativada da plataforma e agora existe apenas a possibilidade do selo azul de autenticidade. 

 

Para entender melhor o que significa uma página verificada no facebook, clique neste link

Para solicitar um selo de verificação para a sua página, preencha e envie o formulário neste link.

 

O que fazer se não estou vendo minha música no Instagram/FB?

Entre em contato conosco pelo e-mail conteudo@fluve.com caso não encontre sua faixa nessas plataformas.

O que fazer se não estou vendo minha música no Shazam?

Entre em contato conosco pelo e-mail conteudo@fluve.com caso não encontre sua faixa.

Como obter meu perfil verificado no Spotify (marca azul)?

Você pode obter o perfil verificado no Spotify simplesmente ao obter acesso ao Spotify for Artists (vide “Como obter acesso ao Spotify for Artists?”).

Com que frequência receberei meus royalties?

O pagamento dos royalties é realizado mensalmente, sempre que houver consumo de suas músicas em algum serviço de streaming.

Qual o prazo entre o consumo nos serviços e o pagamento?

O prazo varia de acordo com o serviço em questão. O padrão é a música ser consumida no mês M e o pagamento referente à esse consumo ser realizado em M+3. Os royalties referentes a alguns serviços específicos podem demorar um pouco mais para serem pagos devido a atrasos nos relatórios enviados pelos serviços.

Em qual período do mês devo esperar o pagamento de royalties?

Você irá receber seus royalties entre os dias 24, de cada mês de referência, e 05, do mês subsequente. Por exemplo, seu pagamento de Setembro/2019 pode ser realizado entre 24/09 e 05/10.

Como faço para acessar meus relatórios financeiros?

Você deve acessar a plataforma da FLUVE (cms.fluve.com), ir até a sessão "Accounting", selecionar a opção "Reports". Você verá todos os seus relatórios financeiros mensais. Basta selecionar o relatório que deseja acessar e fazer o download do arquivo.

Não encontrou o que estava procurando?

Fale Conosco